Júri do Bandeira Azul pré-aprova certificação de maior trecho para Balneário Piçarras
Balneário Piçarras pode ter 4.425 metros de sua orla certicados pelo programa de qualidade ambiental Bandeira Azul para a Temporada 2023/2024. A conrmação veio no último dia 30, quando o Júri
Nacional do projeto se reuniu para avaliar a inscrição de 48 candidatos a receber a certicação que atesta práticas sustentáveis realizadas em praias, marinas e embarcações de turismo. O júri pré-aprovou o segundo trecho, entre a rua 3.750 até o limite com Barra Velha.
“Ele é um trecho de tentativa. A gente tem as análises de qualidade da água hoje, que é o ponto principal. A maior dúvida é se vai se conseguir manter ao longo do ano, uma vez que o tratamento de esgoto da CASAN ainda não atende todo o município. Então a gente obviamente tem a expectativa de conseguir a certicação”, explicou a presidente do Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras, Liára Rotta Padilha.
Além do segundo trecho, nominado por Praia da Ponta do Jaques, o setor entre o Molhe Norte (descida da Avenida Getúlio Vargas) foi pré-aprovado para ser recerticado pela sexta vez consecutiva. A cidade ingressou no programa pela primeira vez na Temporada 2018/2019. Agora, as pré-aprovações do Júri Nacional serão recomendadas para avaliação do Júri Internacional, que se reúne em setembro, em Copenhague, na Dinamarca, para avaliação nal.
Com a expectativa de novas praias e marinas premiadas, o Brasil deve ampliar o número de locais certicados com a Bandeira Azul. Na última temporada, 29 praias e 11 marinas foram certicadas com o selo. Um dos destaques da temporada 2023/2024 é a candidatura da Praia de Itá, localizada nas margens do reservatório de Itá, no rio Uruguai, divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, no interior do continente sulamericano. Se aprovada pelo Júri Internacional, a Praia de Itá será a primeira praia uvial do Brasil a ser certicada com a bandeira azul.
PENHA TEM TRÊS PRAIAS
As praias Grande, da Saudade e Bacia da Vovó, em Penha, também foram pré- aprovadas para receberem a certicação na próxima temporada deverão. No último ano, por conta de uma ressaca na véspera do hasteamento, a destruição de parte do calçadão impediu que a Praia da Saudade ostentasse a bandeira.
O PROGRAMA BANDEIRA AZUL
A Bandeira Azul é um selo internacional que certica praias ao redor do mundo que cumprem rigorosos critérios de balneabilidade, preservação ambiental, segurança, infraestrutura e acessibilidade. Para participar do programa, Balneário Piçarras foi aprovada por um júri nacional e outro internacional, reunido em Copenhagen, na Dinamarca. Dentre os diferenciais do município, destacam-se a balneabilidade, comprovada por um longo histórico de excelente qualidade de água, e a preservação da restinga.
Para cumprimento das exigências do programa, é necessário manter a praia própria para banho, realizar a manutenção de banheiros na faixa certicada, garantir a acessibilidade de cadeira anfíbia para portadores de necessidades especiais. Além disso, serão realizadas diversas atividades de educação ambiental mediadas por prossionais da área.