Barra Velha tem audiência pública do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos

17 de outubro de 2023

A Prefeitura de Barra Velha e o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu realizam no próximo dia 30, às 15h – na Câmara de Vereadores de Barra Velha – audiência pública de revisão

do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos dos municípios integrantes da AMVALI (CIGAMVALI).

“A revisão do plano visa aprimorar a prestação de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de fortalecer as medidas de combate e controle de vetores e reservatórios de doenças”, explica a coordenadora de Saneamento Básico, Josina do Amaral Gomes.

Na audiência, um cronograma de ações será apresentado, delineando as metas e estratégias que orientarão a gestão dos resíduos sólidos na região. O plano é um instrumento fundamental para a implementação de políticas públicas que buscam a universalização do atendimento e a ecácia das ações na área de resíduos sólidos.

Piçarras, a origem: Peça teatral vai contar a história de Balneário Piçarras

17 de outubro de 2023

N esta sexta-feira, 20, às 19h30, o grupo teatral piçarrense Volta do Poço apresenta um espetáculo que irá resgatar as histórias mais longínquas de Balneário Piçarras. Dirigida por Gilberto Cardoso,

“Piçarras, a origem” será revelada no Centro Cultural Luiz Telles e possui entrada gratuita. “A peça mesmo começa com um Baile de Carnaval na SAP (Sociedade Amigos de Piçarras”, antecipa o irreverente diretor.

“Essa peça é uma viagem no tempo. Nós temos narrativas de registros datados desde1658, que já havia vida e um certo movimento aqui na nossa região, que era a famosa Parada. Era ponto de ancoradouro dos barcos veleiros que vinham lá do Norte, rumo ao Sul”, adianta Cardoso, que data o enredo com base em obras do escritor de Penha, Cláudio Bersi de Souza. A coirmã é faz parte direta da formação piçarrense.

“Durante muitos anos a gente falava a Ponte da Parada. Só que a história de Piçarras se confunde com a história de Penha. Então, nós vamos vir lá desde o ciclo baleeiro, lá em Penha, a Armação do Itapocoroy... Mas, a peça mesmo começa com um Baile de Carnaval na SAP (Sociedade Amigos de Piçarras). Ali a gente começa a contar a história”, complementa Cardoso, reforçando a presença de personagens, digamos, folclóricos.

Na peça, o personagem de Gilberto, o Tio Quirino, será quase um viajante o tempo: “a história vai lá em cima (futuro), vem cá embaixo (passado) e o meu personagem, ele sempre fala do futuro. Ele sempre fala dos dias atuais, como é que vai ser, como é que não vai ser, para espanto dos outros personagens, que não sabem do que é que eu estou falando – porque estão vivenciando a história no antigamente e eu já estou lá à frente, com as informações das coisas que acontecem”.

Para um bom enredo local – de uma cidade que ainda erta com um certo saudosismo – a política não poderia ser esquecida. O diretor reservou um dos quatro atos para trazer fatos peculiares de cada administração. “A gente vai trazendo algum fato pitoresco que marcou a passagem de cada prefeito, sem ferir ninguém, sem magoar ninguém, brincando da forma mais lúdica possível” garante.

“Trazendo aqueles fatos marcantes da administração de cada prefeito, apesar que a gente trata da questão dos prefeitos no último ato. A peça se divide em

quatro partes e a uma última parte, digamos, seria tratando dos prefeitos desde o do 1963, quando o Fleith foi nomeado prefeito, depois o Wunderlich, o Emanuel Pinto e assim por diante”, complementa Cardoso.

A classicação etária da peça é Livre e tem duração aproximada de 1h30 – começando rigorosamente às 19h30. A Fundação Cultural de Balneário Piçarras é apoiadora do espetáculo. Em seu perl no Instagram, convida a comunidade. “Prepare-se para uma viagem única pela história de Balneário Piçarras! Não perca a estreia da peça ‘Piçarras, a Origem’, dirigida por Gilberto Cardozo, do grupo teatral local Volta do Poço. Uma jornada divertida e informativa sobre a cidade, desde seus primórdios até os dias de hoje”.

Quatro empresas apresentam propostas para executar o Parque Linear de Balneário Piçarras

13 de outubro de 2023

 

O Governo Municipal espera concluir este mês o processo licitatório para denir a empresa que irá executar a obra de urbanização da orla Norte da Avenida José Temístocles de Macedo – entre a Rua 3.750 até

o limite com a cidade de Barra Velha. No último dia 20, a equipe técnica da gestão iniciou a análise documental das quatro empresas que apresentaram proposta. Neste momento, o processo está em fase recursal.

“Está em fase recursal e de análise das planilhas orçamentárias. A primeira foi desclassicada, a segunda também...Mas, está em fase recursal e isso pode mudar”, pontuou o secretário de Obras da Prefeitura, Orli Carlos Ferreira Junior. FJ Construtora Ltda, F & E Serviços de Infraestrutura Ltda, C R Artefatos de Cimento Ltda e Pacopedra Pavimentadora e Comércio de Pedras Ltda participam da licitação – que tem valor inicial de R$ 15.253.238,98.

O projeto de engenharia foi desenvolvido no formato Parque Linear ao longo de 1,2 quilômetro da via ainda não pavimentada. “Esse é um formato totalmente diferente do já implantando atualmente ao longo da orla. Estamos criando um Parque Linear, muito mais amplo, acessível e inclusivo, que favorece a utilização máxima do espaço frente mar – e não exclusivamente o atrativo natural do oceano”, enaltece o secretário de Planejamento, Rodrigo Morimoto.

Ele detalha que o projeto prevê uma avenida pavimentada em asfalto (3,3 metros de largura), ciclovia (2,45 metros de largura), calçadão em paver (2,5 metros de largura), decks de acesso à praia e uma série de equipamentos como espaço skate, playground, espaço gastronômico, espaço pet, espaço redes, espaço descanso e multiexercitador – formando o Parque Linear. A empresa vencedora terá 6 meses para executar o projeto.

https://jornaljc.com.br/geral/2023/quatro-empresas-apresentam-propostas-para-executar-o-parque-linear-de-balneario-picarras/ 1/2

sarraçiP oiráenlaB ed raeniL euqraP o ratucexe arap satsoporp matneserpa saserpme ortauQ

13/10/2023, 11:41 Quatro empresas apresentam propostas para executar o Parque Linear de Balneário Piçarras

“A urbanização de 1200 metros da orla de Balneário Piçarras impulsionará o desenvolvimento econômico da cidade”

TIAGO BALTT (MDB) FOTO, FELIPE FRANCO / JC

O segundo trecho da orla Norte foi aberto no início de 2021.O local era coberto por mato e não permitia o acesso seguro a moradores e banhistas. “A urbanização de 1200 metros da orla de Balneário Piçarras impulsionará o desenvolvimento econômico da cidade, criando novas oportunidades turísticas e fortalecendo nossa infraestrutura costeira para o crescimento sustentável da região”, enaltece o prefeito Tiago Baltt (MDB).

A obra será custeada com recursos do Fundo de Manutenção da Praia, o Fumpra. Ele se forma com base três fontes de impostos municipais: 33% da arrecadação do ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), 3% do valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e 20% da cobrança da Dívida Ativa. Cerca de R$ 900 mil são reservados mensalmente ao fundo.