O prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt (MDB), enviou à Câmara de Vereadores o projeto de lei complementar para homologação da audiência pública realizada no último dia 3 de agosto – quando cerca
de cinquenta pessoas conheceram e aprovaram o novo projeto de engordamento da orla central. A aprovação do documento é o último passo para publicação do edital que resultará na contratação da empresa que executará o serviço.
A realização da audiência e aprovação de sua ata são exigências do fundo que custeará a obra, o Fundo de Manutenção da Praia (Fumpra), com valores iniciais na ordem de R$ 10.349.450,16. O projeto deve ser lido já na sessão desta terça- feira, 29, com possibilidade de tramitação em regime de urgência, agilizando o processo de votação e permissão ao Governo Municipal para republicação do edital.
Um primeiro edital da obra foi lançado em julho e precisou ser suspenso justamente para que fossem cumpridas as exigências do Fumpra. Todos nós sabemos o quanto é importante a nossa orla, a nossa praia e que traz a arrecadação para o nosso comércio [...] Muitas pessoas me perguntam se vamos fazer igual a Balneário Camboriú. Não! Balneário Camboriú fez igual a Balneário Piçarras”, deniu o prefeito.
Na audiência pública, a equipe técnica da empresa Alleanza – responsável pelo projeto – detalhou como será a futura obra, que resultará numa faixa de areia com metragem entre 40 à 60 metros de largura. Uma draga do tipo hopper irá depositar um total de 383.490,00 metros cúbicos de areia entre o Molhe Norte e o Molhe da Barra Sul, cerca de dois quilômetros, num prazo de cinco meses.
Balneário Piçarras passou por obras de engordamento da faixa de areia em 1998 e 2012 (em 2008, a orla recebeu um aporte emergencial de areia) – quando o setor econômico também foi resgatado.
Fonte: https://jornaljc.com.br/politica/2023/prefeito-envia-projeto-de-lei-para-homologar-audiencia-publica-sobre-novo-alargamento-da-orla/