P enha e São Francisco do Sul devem ser inclusas como escalas-teste na temporada catarinense de cruzeiros marítimos 2023/2024. O anúncio foi feito após recente reunião envolvendo a Secretaria Estadual de
Turismo e operadores turísticos do setor náutico – momento em que foi cravado que está será a maior temporada da história do estado.
“Nós temos muitos municípios prontos, com belezas naturais, e querendo trazer esses navios. O Estado vai criar essa relação e fará com que Santa Catarina tenha mais pontos de operação e possa cada ano ampliar a demanda existente. Queremos mais navios de transatlântico e nós vamos trabalhar com muito prossionalismo”, armou o secretário do estado.
Marcos Ferraz detalhou que Balneário Camboriú receberá 54 escalas na nova temporada contra 22 na encerrada em abril deste ano. Itajaí subirá de 25 para 38, enquanto Porto Belo aumentará de 17 escalas a 21 – momento em conrmou a possibilidade de estreia dos destinos catarinenses, com escalas-teste, em Penha e em São Francisco do Sul.
O secretário de Turismo de Penha, Cleber Neumann, comentou sobre a inclusão da cidade na pauta de trabalho do Estado. Ele reforçou que Penha “já tem todos os estudos técnicos com área de fundeio, tivemos a visita dos práticos de algumas companhias de cruzeiros que atuam aqui no Brasil – estiveram in loco fazendo a navegação. Já está bem avançado. Penha hoje é a cidade em Santa Catarina mais avançada para receber a escala-testa já na próxima temporada”.
O município aguarda a legalização documental do novo Píer de Atracação Turística junto a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para ocializar a primeira atração. “A gente está aguardando o retorno da ANTAC para que a gente possa já denir junto as companhias a data da escala-teste. Mas, de qualquer forma a gente tem se preparado, a gente trabalha diariamente em cima dessa ação, que é uma ação importante a cidade”, adianta.
A reunião foi realizada no último dia 22, envolvendo o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, com o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia Brasil), Marco Ferraz, o presidente institucional da Costa Cruzeiros, Renê Hermann, e Javier Carnevale, da MSC Cruzeiros. Em março deste ano foi criado um grupo de trabalho voltado para esse assunto.
TEMPORADA 2023/2024
Serão nove navios como em 2022/2023, mas com capacidade maior. Santa Catarina foi o estado que mais cresceu na temporada de cruzeiros no Brasil. A próxima temporada também terá 35 navios de longo curso, que farão paradas em 47 destinos de 15 estados, como Amapá, Amazonas, Pará, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
“O Estado será um parceiro para estimular essa fase importante do Turismo para Santa Catarina. Já determinei que o assunto seja tratado com prioridade, com a participação dos principais atores do setor. É fundamental que um estado tão bonito e acolhedor como o nosso seja uma rota consolidada com serviços de qualidade e muita coisa boa para mostrar. Turismo movimenta negócios, gera empregos e fortalece a economia de Santa Catarina”, frisa o governador Jorginho Mello (PL).
IMPACTOS ECONÔMICOS
A temporada de cruzeiros 2022/2023 consolidou-se como a maior dos últimos 10 anos, com a estimativa de 650 mil a 700 mil passageiros embarcados, mais de quatro vezes acima da anterior, que teve menos navios e menor período de navegação.
Segundo a Clia Brasil, a temporada gerou cerca de 48 mil empregos no Brasil, trazendo impacto econômico de aproximadamente R$ 3,6 bilhões, crescimento de 240% em relação a 2021/2022. O valor engloba tanto os gastos diretos, indiretos e induzidos das companhias marítimas, quanto os gastos de cruzeiristas e tripulantes.
Marco Ferraz enfatizou a importância de mais um encontro com o Governo do Estado. “Santa Catarina a gente vai subir 71% para próxima temporada. Ultrapassamos 350 mil leitos no estado. Santa Catarina tem um potencial enorme”, comentou o presidente da associação.