Penha conclui nova etapa na criação de Pier Turístico
A Prefeitura de Penha nalizou a instalação de dois atracadouros com passarelas junto ao popular Trapiche da Praia de Armação. A ideia da reformulação é conceituar a estrutura como um Píer de Atração
Turística, com foco em receber visitantes dos gigantes navios transatlânticos, que devem atracar na pacata costa de Itapocorói, e fomentar o turismo náutico. Uma praça, pórtico e cobertura complementam o trabalho.
Cada atracadouro possui 18 metros de comprimento. Segundo o Governo, “a estrutura conta com o que há de mais moderno no mercado para trazer qualidade e segurança no serviço dos receptivos”. “A nossa proposta, além de recepcionar os visitantes de transatlânticos, busca mostrar a nossa rica cultura açoriana e direcioná-los ao turismo de experiência e observação, turismo religioso e cultural, gastronomia e rede hoteleira”, arma o prefeito Aquiles da Costa.
Os atracadouros reforçarão ainda o turismo de experiência, incluindo a pesca artesanal num prospecto de empreendedorismo turístico. “Além disso, incentivaremos os pescadores da pesca artesanal a trazer os turistas até à costa por meio de embarcações menores e apresentando suas vivências e experiência como moradores locais”, acrescenta Aquiles, prevendo exponencial crescimento econômico.
A Prefeitura conrmou que futuro Píer Turístico receberá cobertura e um pórtico, valorizando o ponto de embarque e desembarque. O próximo passo é aguardar o aval de regulação do Píer através da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). “O município já deu entrada na documentação para estar tudo pronto para recebermos escala teste de transatlânticos nesta ou na próxima temporada”, explica o secretário de Turismo, Cleber Neumann.
Nas proximidades do Píer de Atracação Turística, uma nova praça está sendo construída. Ela será um ponto de suporte para o desembarque e embarques dos turísticas que virão dos transatlânticos – situação bastante avançada para se concretizar na cidade. A Praça levará o nome de Antônio Carlos Konder Reis, ex- governador e ex-senador por Santa Catarina – e que passou os últimos anos de sua vida em sua residência ao lado do ainda Trapiche.
Segundo a Arquiteta e Urbanista da Secretaria de Planejamento e responsável pelo projeto, Cláudia Dombek, “o conceito da praça foi desenvolvido sobre as linhas de uma arquitetura moderna, mais clean. O espaço é para a contemplação do pôr do sol, para as pessoas se reunirem e usufruírem do espaço e de seus equipamentos urbanos, como mesas, bancos, balanço, namoradeira e pergolado”.
Para Aquiles, “Doutor Antônio Carlos foi um político de muita expressão em Santa Catarina, sendo senador, deputado federal e estadual e governador. A Praça será ao lado da casa em que ele residiu, uma vez que a família cedeu parte do terreno para que zéssemos a praça. Portanto, nada mais justo colocarmos o nome da praça em sua homenagem”. Ele faleceu em 12 de junho de 2018.
O secretário de Turismo de Penha, Cleber Neumann, um avanço burocrático para que a cidade recebe uma escala teste de cruzeiro transatlântico – que irá atracar na região da praia de Armação do Itapocorói e seu passageiros levados até o Píer.
“Os estudos técnicos de área de fundeio e batimetria estão aprovados pelas autoridades marítimas regional. Essa parte documental está toda pronta. A parte de atracação também está concluída. Implantamos o que há de mais moderno no mundo de utuantes para receber esses visitantes – que também vai estimular o turismo náutico. Queremos que o setor se desenvolva, incluindo o pescador artesanal para que ele ofereça passeios pela nossa costa”, detalhou.
“A batimetria é a medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios e a área de fundeio pode ser denida como local pré-estabelecido e regulamentado pela autoridade marítima onde uma embarcação pode lançar âncoras. Esses estudos já foram aprovados pela Delegacia da Capitania dos Portos, que é a autoridade marítima regional”, reforçou o gestor da pasta de Turismo.
A escala teste deve ser realizada pela MSC Cruzeiros, que já esteve na cidade meses atrás. “Iniciaremos por uma escala teste, que é praxe nesse processo de inclusão de novos roteiros Estamos colhendo o que a gente plantou nesta questão. É algo extremamente importante para o turismo da cidade, para a economia da cidade”, nalizou Cleber.
Aquiles acredita que a consolidação deste projeto colocará Penha em um cobiçado pacote turístico nacional. “Nós tivemos a oportunidade de avançar em um projeto que nasceu lá em 2019 e que precisou ser paralisado por conta da pandemia mundial. Agora, avançamos com força cientes de que estamos no caminho certo. Criamos um projeto atrativo aos visitantes e economicamente forte para nossa Penha”, concluiu.