Estudos comprovam: morar na praia faz bem à saúde

Você provavelmente já teve a sensação de ter as energias renovadas após um final de semana na praia, não é?

Pois saiba que é fato comprovado: estar perto do mar e, ainda melhor, morar na praia traz vários benefícios à saúde.

De acordo com um estudo feito na Inglaterra*, pela Universidade de Exeter, quem está a menos de 1 km do mar tem 22% menos chance de ter depressão e ansiedade do que as pessoas que moram em centros urbanos.

Pesquisadores da Michigan State University**, nos Estados Unidos, também chegaram à conclusão de que morar com vista para o mar está relacionado a uma melhor saúde mental. Isso porque “o aumento da visão do espaço azul (do oceano) está significativamente associado a níveis mais baixos de sofrimento psicológico”, o que pode reduzir o desenvolvimento de doenças relacionadas ao estresse.

E tem mais! Confira outros benefícios de estar e morar pertinho do mar:

ABSORÇÃO DE VITAMINA D:

Caminhar na praia é uma ótima estratégia para colocar a vitamina D em dia, já que o sol é a principal fonte. A vitamina D é importante para a saúde óssea, hormonal e prevenção de doenças cardiovasculares.

MELHORIA NA RESPIRAÇÃO:   

Perto do mar o ar é mais puro, o que melhora o sistema respiratório. Problemas como asma, bronquite e alergias costumam ser mais amenos no litoral.

DETOX NO CORPO:

O ar perto do oceano enche os pulmões de moléculas que impulsionam o sistema imunológico. Já a água do mar é rica em minerais com efeitos terapêuticos. Ela auxilia no combate a infecções e ajuda o corpo a desintoxicar.

QUALIDADE DE VIDA:

Quem mora na praia costuma estar mais ao ar livre. As belezas naturais são sempre um convite para uma caminhada, prática de exercícios físicos ou, simplesmente, a contemplação do mar. A praia é favorável à saúde do corpo e da mente, já que estimula atividades de relaxamento e reflexão.

Viu como a praia faz bem à saúde? Agora que tal realizar o seu sonho de estar mais pertinho do mar?