Os trabalhos de construção do terceiro molhe de pedras, na praia central de Balneário Piçarras, avançam para fase de implantação da tubulação do emissário central. O sistema vai se conectar à rede
pluvial da avenida José Temístocles de Macedo.
“O molhe tem a função de emissário para dar escoamento para as águas pluviais (chuva) da beira-mar, onde os comércios sofrem com os constantes alagamentos”, explicou o secretário de Obras, Orli Carlos Ferreira Júnior.
Tubulação será instalada dentro do molhe de pedras – Foto, Felipe Franco
A tubulação do emissário foi preparada para ter uma vida útil signicativa diante do contato direto com a corrosiva água salgada do mar. São tubos de aço que possuem 800 milímetros de diâmetro, com uma parede de quase 1 centímetro de espessura.
O trabalho do molhe – que começou em 7 de março e possui prazo contratual de cinco meses, até 15 de junho – foi dividido em três etapas. Na primeira etapa, foi
https://jornaljc.com.br/geral/2023/construcao-do-terceiro-molhe-avanca-para-segunda-etapa/ 1/2
09/05/2023, 11:06 Construção do terceiro molhe avança para segunda etapa
construído o corpo do molhe, na sequência, serão instalados os emissários e terceira e última etapa será a instalação da capa de proteção do molhe, que são as pedras maiores. O molhe terá 70 metros de comprimento.
Ele tem por objetivo o controle da erosão costeira e a redução da perda de sedimentos e estabilidade da praia. “A construção desse molhe é uma das etapas da reurbanização da nossa orla. Precisamos primeiro começar por aqui, como forma de preparar o local para receber as melhorias que moradores e turistas nos cobram diariamente”, pontuou o prefeito da cidade, Tiago Baltt (MDB).
A obra está sendo custeada com recursos do Fundo de Manutenção da Praia (Fumpra). O espigão tem valor licitado de R$ 1.305.416,64 e está sendo xado na região da Rua Antônio Quintino Pires. “Os quebra mares vão atuar no controle da corrente marítima, provocando estabilidade na composição da areia na praia, pra que ela não seja ‘levada’ pelo mar”, reforçou o gestor.
A construção do molhe faz parte das obras de melhoria previstas para acontecer na Avenida José Temístocles de Macedo. O Governo trabalha no projeto de revitalização da avenida entre o Itacolomi à boca da barra do Rio Piçarras.