Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) de novo prédio em Balneário Piçarras será apresentado dia 20

13 de novembro de 2023

A Secretaria de Planejamento Urbano de Balneário Piçarras realiza no próximo dia 20, às 18h, audiência pública virtual para a apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) do empreendimento

Paradise Bay – da Vetter Empreendimentos. Com 25 pavimentos, ele contará com 126 unidades apartamentos e 6 unidades comerciais, construídos na Av. Nereu Ramos equina com a Rua Paraíso.

O empreendimento possui 22.810,93 m2 de área edicada, na região Norte – mas ainda denida como Centro de Balneário Piçarras. O encontro ocorrerá por meio do aplicativo Teams Microsoft. A audiência também será transmitida pelo canal ocial da Seplan no Youtube e todos os documentos relativos à audiência estão disponíveis na página da secretaria no site da Prefeitura.

No dia da audiência pública será permitida a manifestação por escrito através de formulário próprio disponibilizado pela Seplan. As manifestações e questionamentos serão respondidos ao nal da apresentação do EIV.

Após o recebimento das perguntas o mediador da audiência dará palavra aos participantes da mesa, que responderão aos questionamentos. Caso não seja possível responder alguma pergunta ao vivo, por necessidade de consultar documentos não presentes no dia, estas questões serão respondidas dentro do prazo legal.

Barra Velha tem audiência pública do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos

17 de outubro de 2023

A Prefeitura de Barra Velha e o Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu realizam no próximo dia 30, às 15h – na Câmara de Vereadores de Barra Velha – audiência pública de revisão

do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos dos municípios integrantes da AMVALI (CIGAMVALI).

“A revisão do plano visa aprimorar a prestação de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, além de fortalecer as medidas de combate e controle de vetores e reservatórios de doenças”, explica a coordenadora de Saneamento Básico, Josina do Amaral Gomes.

Na audiência, um cronograma de ações será apresentado, delineando as metas e estratégias que orientarão a gestão dos resíduos sólidos na região. O plano é um instrumento fundamental para a implementação de políticas públicas que buscam a universalização do atendimento e a ecácia das ações na área de resíduos sólidos.

Piçarras, a origem: Peça teatral vai contar a história de Balneário Piçarras

17 de outubro de 2023

N esta sexta-feira, 20, às 19h30, o grupo teatral piçarrense Volta do Poço apresenta um espetáculo que irá resgatar as histórias mais longínquas de Balneário Piçarras. Dirigida por Gilberto Cardoso,

“Piçarras, a origem” será revelada no Centro Cultural Luiz Telles e possui entrada gratuita. “A peça mesmo começa com um Baile de Carnaval na SAP (Sociedade Amigos de Piçarras”, antecipa o irreverente diretor.

“Essa peça é uma viagem no tempo. Nós temos narrativas de registros datados desde1658, que já havia vida e um certo movimento aqui na nossa região, que era a famosa Parada. Era ponto de ancoradouro dos barcos veleiros que vinham lá do Norte, rumo ao Sul”, adianta Cardoso, que data o enredo com base em obras do escritor de Penha, Cláudio Bersi de Souza. A coirmã é faz parte direta da formação piçarrense.

“Durante muitos anos a gente falava a Ponte da Parada. Só que a história de Piçarras se confunde com a história de Penha. Então, nós vamos vir lá desde o ciclo baleeiro, lá em Penha, a Armação do Itapocoroy... Mas, a peça mesmo começa com um Baile de Carnaval na SAP (Sociedade Amigos de Piçarras). Ali a gente começa a contar a história”, complementa Cardoso, reforçando a presença de personagens, digamos, folclóricos.

Na peça, o personagem de Gilberto, o Tio Quirino, será quase um viajante o tempo: “a história vai lá em cima (futuro), vem cá embaixo (passado) e o meu personagem, ele sempre fala do futuro. Ele sempre fala dos dias atuais, como é que vai ser, como é que não vai ser, para espanto dos outros personagens, que não sabem do que é que eu estou falando – porque estão vivenciando a história no antigamente e eu já estou lá à frente, com as informações das coisas que acontecem”.

Para um bom enredo local – de uma cidade que ainda erta com um certo saudosismo – a política não poderia ser esquecida. O diretor reservou um dos quatro atos para trazer fatos peculiares de cada administração. “A gente vai trazendo algum fato pitoresco que marcou a passagem de cada prefeito, sem ferir ninguém, sem magoar ninguém, brincando da forma mais lúdica possível” garante.

“Trazendo aqueles fatos marcantes da administração de cada prefeito, apesar que a gente trata da questão dos prefeitos no último ato. A peça se divide em

quatro partes e a uma última parte, digamos, seria tratando dos prefeitos desde o do 1963, quando o Fleith foi nomeado prefeito, depois o Wunderlich, o Emanuel Pinto e assim por diante”, complementa Cardoso.

A classicação etária da peça é Livre e tem duração aproximada de 1h30 – começando rigorosamente às 19h30. A Fundação Cultural de Balneário Piçarras é apoiadora do espetáculo. Em seu perl no Instagram, convida a comunidade. “Prepare-se para uma viagem única pela história de Balneário Piçarras! Não perca a estreia da peça ‘Piçarras, a Origem’, dirigida por Gilberto Cardozo, do grupo teatral local Volta do Poço. Uma jornada divertida e informativa sobre a cidade, desde seus primórdios até os dias de hoje”.